O Serviço Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon) de Dourados realizou um levantamento de preços dos itens da cesta básica em 12 supermercados da cidade. A pesquisa, conduzida no dia 6 de fevereiro, identificou diferenças expressivas nos valores praticados pelos estabelecimentos.
Foram analisados 29 produtos, e alguns apresentaram variações significativas. A erva-mate de tereré (500g), por exemplo, registrou uma diferença de 254,69% entre o menor e o maior preço. Outros itens com oscilações relevantes incluem o sal (1kg), com 203,20% de diferença; a cebola (1kg), com 150,94%; e o sabonete (85g), com 202,02%.
No total, 13 produtos tiveram diferença superior a 100% entre os valores mais baixos e mais altos encontrados, como alho, batata inglesa, margarina e sabão em pó.
A pesquisa revelou ainda que a variação entre o supermercado com preços mais acessíveis e o mais caro chegou a 21,48%. Diante disso, o Procon orienta os consumidores a ficarem atentos às informações contidas nas embalagens, como peso líquido, composição e prazo de validade dos produtos.
Share this content:


